Você come insetos e nem sabe….

Acha que estou brincando?

Pois procure nas informações de composição de qualquer embalagem pelos termos  Corante natural, Vermelho 4, Vermelho 3, Carmim, Cochineal, Cochonilhas, C.I 75470 ou E120.

É isso aqui que você está comendo quando ingere qualquer coisa com corante vermelho, rosa, laranja…


Originárias do México medem de 2 a 5 milímetros de comprimento, são geralmente de cor marrom ou amarela, e se alimentam parasitando a seiva de cactos e plantas, bem como da umidade ali presente.

Para defender-se dos predadores, que são em geral outros insetos, produzem ácido carmínico, que extraído de seu corpo e ovos é utilizado para fazer o corante alimentício que leva seu nome.

O corante de cor vermelho-escuro é utilizado em larga escala pela indústria cosmética e alimentícia, emprestando sua cor a biscoitos, geleias, sobremesas, sendo também utilizado em medicamentos e roupas, esmaltes e batons.

É necessário matar cerca de 70.000 cochonilhas para se conseguir ½ kg de corante para extrair o carmim ou ácido carmínico de fêmeas dissecadas e moídas… Veganos, frequentemente realizam campanhas para divulgar o processo de fabricação do corante carmim de cochonilha, além de promover o boicote aos produtos que o contêm.

Famosas marcas de cosméticos usam o título “livre de corantes artificiais”, mas utilizam o carmim de cochonilha para colorir batons, perfumes, sabonetes e uma infinidade de produtos, mas basta você buscar pela designação C.I 75470 ou E120 na composição de seu alimento industrializado ou cosmético. Para não “queimar o filme” algumas empresas utilizam estes códigos para despistar o grande público.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s