Overclocking para leigos

Overclocking para leigos

Uma das novidades (que pra mim são novidades), que me chamaram a atenção na Campus Party 2011 foi o Overclocking. Na primeira vez que vi, parecia um cara muito empolgado e com cara de maluco despejando nitrogênio líquido num computador, tentando ferrar com ele e achando tudo lindo enquanto quebrava recordes! Então meu namorado foi me explicando o que estava acontecendo e fiquei realmente fascinada.


Na verdade o Overclocking é o nome que se dá ao processo de forçar um componente de um computador a rodar numa frequência mais alta do que a especificada pelo fabricante. Geralmente as pessoas fazem isso para aumentar o desempenho do hardware. O overclocking pode resultar em superaquecimento do processador, instabilidade no sistema e às vezes pode danificar o hardware, se realizado de maneira imprópria.

A maioria dos sistemas de refrigeração é projetada para computadores que não utilizam o overclocking, mesmo assim, hoje em dia, encontramos cada vez mais métodos eficazes para soluções de refrigeração, como ventiladores poderosos, dissipadores de calor, refrigeração a água (watercooler). Aumentando a possibilidades de overclocking, fará com que o processador aqueça mais do que deveria, então é necessária uma refrigeração voltada para esse processo. Quanto maior o valor do overclocking, mais será necessário refrigerá-lo. Os métodos de refigeração que podem ser utilizados em casos extremos são o nitrogênio líquido, hélio liquido e gelo seco.

O cara maluco que estava no palco de robótica da Campus Party em 2011 era Ronaldo Buassali, engenheiro e overclocker profissional, reconhecido como uma das maiores autoridades em hardware no Brasil.

Anúncios

8 comentários em “Overclocking para leigos

  1. Começam os preparativos para o 2º Campeonato Brasileiro de Overclocking
    Com novidades….
    Desta vez, acredito que teremos a divulgação da Campus Party, mas estamos buscando uma alternativa mais direcionada aos overclockers (uma Arena, por exemplo).
    O campeonato será nas mesmas bases do primeiro, ou seja, classificatórias online e a final presencial.

    Fique atento e esquente seus motores!!!

    http://www.hardwarebr.com/forum/showthread.php?6085-Come%E7am-os-preparativos-para-o-2%BA-Campeonato-Brasileiro-de-Overclocking

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s