Qual videogame portátil comprar?

Então você decidiu comprar um game portátil. Ótimo. Nada melhor do que aproveitar o seu tempo de viagem (ou em casa) com umas boas horas de diversão digital.

A questão é: O que escolher? Um Nintendo DS? Mas qual a diferença dele pro 3DS?

E o PSP? Será melhor escolher o 3000 ou o modelo Go?

Na verdade, é tudo mais simples do que parece. Há apenas duas grandes marcas de portáteis: a Sony e a Nintendo. Para sanar as dúvidas finais sobre qual game escolher, um artigo que vai explicar melhor cada um deles.

O PSP

O PlayStation Portable, ou PSP, é a investida da Sony na linha de videogames portateis. Desde seu lançamento teve sucesso graças aos seus gráficos e design elegante.

Já passou por três reformulações de hardware: a série 1000, 2000, e atualmente está na versão 3000 que é mais leve e ergonômica que as demais. É importante salientar que não há diferença entre os modelos 3000 para o 3010; os últimos dois dígitos servem para identificar a região onde ele foi fabricado, que variam de 0 a 10, sendo o 3010 para Brasil e México.

Os jogos do PSP vem em discos UMD e possuem gráficos similares ao consagrado PlayStation 2. Entre os games recomendados estão God of War: Ghost of SpartaFinal Fantasy DissidiaPro Evolution Soccer 2011,PataponParasite Eve 3 e LocoRoco.

Por ser multimídia, o PSP pode ver fotos e acessar a internet, mas particularmente interessante é a possibilidade de assistir vídeos e ouvir músicas MP3. Como a tela LCD de 4.3 polegadas possui boa saturação de cores, a imagem é perfeita para ver filmes enquanto estiver de viagem. Os dados do console são guardados num Memory Stick (vendido à parte), que fica na lateral esquerda, dentro do console.

O PSP GO

O PSP Go possui todas as funções do modelo 3000, sendo as principais mudanças o design do portátil e a memória interna de 16Gb.

O modelo Go é ainda mais compacto que o 3000. Tem uma tela deslizante que deixa o controle a mostra, ou o esconde para reduzir espaço. O seu sistema é ligeiramente mais rápido, e a nitidez de imagem foi aprimorada, mas ele não é um sucessor do PSP. Os dois modelos são vendidos ao mesmo tempo, tendo cada um o seu propósito.

O PSP Go não tem entrada para discos UMD. Seus jogos são os mesmos do PSP, no entanto eles são adquiridos virtualmente através da PSN (PlayStation Network) e ficam alojados em sua memória interna, junto com os demais dados do usuário.

NINTENDO DS

A Nintendo foi a principal responsável pela popularização dos videogames portateis. Seu GameBoy evoluiu até se tornar o atual Nintendo DS.

Por DS (Dual Screen) entende-se o conceito de duas telas, sendo a tela inferior sensível ao toque. Para ter mais precisão nos comandos touch-screen, o game já vem equipado com uma caneta stylus própria, mas é perfeitamente possível alternar para os botões e direcionais na maioria dos jogos.

Existem vários modelos de Nintendo DS. O primeiro foi descontinuado para dar lugar ao DS Lite, uma versão aprimorada e com microfone. Logo depois surge o DSi, com melhorias no sistema online e presença de câmeras. Até por fim chegarmos ao Nintendo DSi XL.

A única diferença entre os modelos DSi e DSi XL é o tamanho da tela, sendo o XL (Extra Large) 93% maior do que o DS Lite. Alguns jogos só são compatíveis com a linha DSi por causa das funções adicionais. No entanto, todos os modelos de DS rodam os mesmos jogos, e ele é retrocompatível com os cartuchos do GameBoy.

O Nintendo DS possui mais de 5000 jogos em seu acervo. Alguns títulos recomendados são New Super Mario BrosMario KartCastlevania: Order of EcclesiaFinal Fantasy IVPokémon Black & White e Nintendogs.

NINTENDO 3DS

O Nintendo 3DS é uma evolução do Nintendo DS. Possui gráficos de alta qualidade e a capacidade de produzir imagens em 3D sem a necessidade de óculos especiais.

Ele funciona de maneira similar ao DS: possui um design que abre e fecha (sendo a tela inferior sensível ao toque e a superior responsável pelas imagens 3D), caneta stylus, microfone, câmeras externas e internet wireless acoplado. Ele permanece compatível com os cartuchos do antecessor.

O 3DS causou espanto pela capacidade de exibir imagens 3D sem óculos especiais, sendo a primeira tecnologia do gênero. No entanto, muitas outras melhorias foram acrescentadas, tais como o acelerômetro e giroscópio, que percebem o movimento e a inclinação que o jogador faz . Dessa maneira é possível, por exemplo, olhar para esquerda ou para a direita no jogo apenas movimentando o 3DS.

Outra novidade é a Realidade Aumentada. Através do escaneamento das AR Cards com a câmera do 3DS, são projetados personagens e jogos na tela do console, e estes interagem com o ambiente real. Para finalizar, a adição de um direcional analógico facilitou a movimentação nos jogos.

Entre os jogos de destaque podemos citar  Super Mario 3D LandMario Kart 7The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3DResident Evil: RevelationsSonic Generations e Metal Gear Solid 3DS.


Anúncios

Um comentário em “Qual videogame portátil comprar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s