22ª Bienal do Livro em São Paulo – Considerações Finais

Segundo o site oficial, “Livros transformam o mundo, livros transformam pessoas” é o tema da 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece entre 9 e 19 de agosto no pavilhão de Exposições do Anhembi. Com uma programação abrangente, o evento mescla literatura com diversão, negócios, gastronomia e cultura.

A Bienal reuniu as principais editoras, livrarias e distribuidoras do país. São cerca de 480 expositores participantes que apresentarão para 800 mil visitantes seus mais importantes lançamentos em um espaço total de 60 mil m².

Fui com um casal de amigos, de carona e o susto começou antes de sequer chegar perto do Anhembi, devido à fila. Também quase infartamos com o estacionamento por 30 reais… por que simplesmente não assaltam as pessoas de uma vez? Sem essa burocracia de cupom e tal… Chegando lá, quase desmaiei. Nem na Campus Party ou no Anime Friends tinha uma concentração tão absurda de pessoas por metro quadrado. Sério, quase morri sufocada, pisoteada e de fome (pelo preço e as filas).

Mas nem tudo foi desgraça… Realmente haviam stands de absolutamente todas as editoras, revistas, livrarias, que você já viu e nunca ouviu falar.  Os preços me decepcionaram… achei que teriam super descontos, mas o que tinha de barato eram uns livros absurdamente banais. As pessoas cheiravam a capitalismo: só pensavam em comprar, comprar, comprar… e eu imaginando: gente, vocês não pesquisaram preço dos livros que queriam pela internet? Parece que havia um pó mágico no ar que despertava o desejo instantâneo por uma obra ou outra.

Fiquei surpresa com a quantidade de stands de literatura infantil e o caminhão de variedades.  Criança só não lê se não quiser (e se não tiver incentivo).  Se bem que eu não tinha incentivo, mas adorava ler… enfim… Ah, e na Bienal você só não se converte ao Islã se não quiser, porque era uma quantidade de stand desse tema distribuindo um monte de livros gratuitamente…. eu, como boa brindeira que sou, peguei todos.

Uma coisa que realmente gostei foi de conhecer a Tarja Editorial, a maior editora brasileira dedicada a Literatura Fantástica, com obras de conhecimento e literatura. Aqui você pode conhecer a Loja Virtual: http://www.tarjalivros.com.br Tem livros sobre Steampunk, Cyberpunk, e todo tipo de ficção que você imaginar.. e um grande número de autores brasileiros! É muito amor gente!

Outra coisa que chamou a atenção foi uma coleção da Editora NovaTec, que não é novidade, já que foi lançada em 2010, mas ainda assim é bem bacana:livros científicos baseados em Mangá (sim, aqueles quadrinhos japoneses que a garotada adora!). Esta coleção faz parte da série “The Manga Guide” uma publicação conjunta entre as editoras No Starch Press (americana) e Ohmsha (japonesa). Esta última é bem conhecida e respeitada no Japão pela publicação de livros técnicos e científicos (fez 95 anos em 2010).

Atualmente (Julho/2070) temos os seguinte títulos:

Minha última observação é um breve comentário sobre a linha tênue entre o Ziraldo passeando no meio do povão tirando fotoe tudo, o Maurício de sousa só autografando perante uma senha distribuída com 4 horas de antecedência e o Fernando Henrique Cardoso apresentando sua ilustre pessoa numa sala quase blindada, mostrando seu carinho pelo povo brasileiro por trás da barreira de vidro.

Por fim, meus amigos se hospedaram em São Paulo e eu voltei pra Campinas sozinha. Tive mais umas aventuras particulares, ou melhor, desventuras, e quando finalmente deitei na minha cama, não podia sentir minhas pernas. Foi legal!

PS. Gostaria de agradecer ao Jefferson, leitor do blog que apesar de não comentar, me escreveu dizendo que gosta dos posts e do meu jeito dramático e irônico. Obrigada, espero que alguém me pague por isso algum dia! Aliás, tenho recebido mensagens de leitores… mas por que vocês não comentam aqui também? Fica com vergoinha não seus bunito!

Um comentário em “22ª Bienal do Livro em São Paulo – Considerações Finais

Deixe um comentário

