SUSHI

Esse final de semana eu fui num restaurante de comida japonesa que tem no meu bairro com uma colega da faculdade, e apesar de não ser a primeira vez, foi o maior desastre. Acontece que no cardápio eles chamavam tudo – TUDO – de “roll” e fiquei extremamente revoltada, até porque não tinha uma mísera foto e os funcionários não faziam ideia do que estavam vendendo. Como pode? Isso me incentivou a escrever uma série de posts, começando com este, com uma rápida diferenciação do que a gente encontra normalmente nos restaurantes aqui no Brasil. Quanto à falta de capacitação de funcionários e administração de estabelecimentos, fica pro próximo.

O sushi é facilmente definido por arroz avinagrado com cobertura ou recheio de peixes, frutos do mar, vegetais, legumes, frutas ou até ovos. Ele nasceu pela forma que os japoneses usavam para transportar o peixe, entre camadas de arroz, que, fermentava, e logo conservava o peixe por mais tempo, suportando longas viagens. Geralmente, para comer, utiliza-se pouco shoyu (molho de soja) para não mascarar os ingredientes utilizados e para não embebedar o arroz e o sushi dissolver antes de ser levado à boca. Se não conseguir utilizar os hashis (palitinhos) melhor é comer com a mão mesmo!

Na maioria das vezes, os sushis são feitos para ser comidos de uma só vez, sendo excluídos dessa regra, somente o temaki, o futomaki e o chirashizushi.

Confira os diversos tipos:

:: Hossomaki: é um sushi enrolado fino. Consiste em alga com uma camada de arroz avinagrado e um recheio, que pode ser pepino, kani-kama, nabo em conserva, gengibre, ou tiras de peixes variados.

hossomaki

:: Uramaki: Sushi enrolado ao contrário. O arroz fica por fora e geralmente pode ter mais de um ingrediente nos recheios, como o philadélfia (cream cheese e tiras de salmão) e o califórnia (kani-kama, pepino e manga, ou abacate).

urumaki

:: Sushi Futomaki: sushi enrolado como o hossomaki, mas de tamanho maior. Esse sushi pode receber diversos recheios como uma combinação de raízes, ovos, gengibre, legumes e algas.

futomaki

:: Temaki: Sushi enrolado à mão. Tem o formato de cone e recebe recheios diversos, como peixes, crustáceos, legumes e frutas.

temaki

:: Niguirizushi: Sushi moldado à mão em formato de bolinho com cobertura de frutos do mar, legumes ou ovos.

Niguirizushi

:: Gunkanmaki: Sushi em formato de “barquinho”. Recebe alga por fora formando um recipiente para rechear de diversas formas, geralmente recheado com ovas de peixes ou peixes em cubos temperados.

gunkanmaki

:: Oshizushi: Sushi “prensado”, muito parecido com o niguirizushi. Esse sushi tem preparo muito fácil: é prensado em uma forma específica sobre uma cobertura e depois cortado em bocados.

Gunkanmaki

:: Inarisushi: Sushi feito com uma “cestinha” feita de tofu frito, chamado aguê, e recheado por arroz avinagrado, com gengibre e/ou sementes de gergelim torrado.

inarizushi

Há, ainda, outros sushis de forma indefinida, onde se misturam o arroz com outros ingredientes sobre uma tigela, chamado chirashizushi ou barazushi.

Anúncios

Um comentário em “SUSHI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s